A Exponor está prestes a abrir as suas portas a mais uma edição da Eletrica, que será realizada em simultâneo com a Concreta. O evento pretende consciencializar profissionais e empresas para a importância de um futuro sustentável no setor da arquitetura e engenharia, promovendo um Ciclo de Conferências focado na sustentabilidade e descarbonização.
A Eletrica, o maior evento nacional nas áreas da energia, mobilidade, eletrónica e material elétrico está de volta à Exponor entre os dias 20 e 23 de novembro. Com o tema “Descarbonização da Arquitetura e Engenharia”, a edição deste ano promete partilhar as principais novidades e tendências do setor que possibilitam a concretização de um futuro mais sustentável.
Juntamente com a Concreta, a Eletrica promove um programa diversificado de palestras e conferências, onde serão debatidos temas que impactam diretamente o setor. O programa pretende apresentar as principais inovações, tendências e soluções a serem implementadas por profissionais e empresas para alcançar a sustentabilidade e a descarbonização do setor.
Durante dois dias, a Eletrica promove o Ciclo de Conferências “Sustentabilidade e Descarbonização”, desenvolvido em parceria com o IEP – Instituto Electrotécnico Português. Com a moderação de Alexandra Costa, jornalista independente especializada em sustentabilidade, o programa da manhã do dia 21 de novembro tem como foco “Sustentabilidade e Inovação”, onde se irão debater temas como o apoio do PRR na inovação, as necessidades e soluções inovadoras do fotovoltaico em Portugal e a inovação e sustentabilidade no armazenamento de energia.
Da parte da tarde do dia 21 de novembro, e sob o mote “Sustentabilidade no Setor Elétrico e Eletrónico”, João Rodrigues, Diretor Executivo da APIEE – Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética, será moderador de debates sobre os desafios e oportunidades da energia elétrica para o país, a normalização eletrotécnica como suporte à concretização dos ODS das Nações Unidas e o projeto e instalação de para-raios e descarregadores de sobretensões, entre outros.
Ainda inserido no Ciclo de Conferências promovido pelo IEP, o dia 22 de novembro será marcado, da parte da manhã, por um conjunto de debates em torno do tema “Sustentabilidade na Construção e Obras Públicas”, que será moderado por Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável. Destacam- se os debates sobre o planeamento e desenvolvimento regional, a inovação e desenvolvimento como pilar da sustentabilidade na construção e as soluções de construções sustentáveis.
Sob o mote “Sustentabilidade na Mobilidade e nos Transportes Públicos”, a tarde do dia 22 de novembro será moderada por Helena Paulino, jornalista da CIE – Comunicação e Imprensa Especializada, incluindo debates sobre o armazenamento de energia e mobilidade sustentável e a mobilidade inteligente para a sustentabilidade.
O programa do evento inclui, ainda, uma talk sobre “Projetos de Instalações Elétricas – Que futuro?”, organizada pela Associação dos Engenheiros Eletrotécnicos de Portugal.
No âmbito do evento, será realizado o 2º Encontro de Engenheiros Eletrónicos, organizado pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte. O programa deste encontro, que acontecerá no dia 20 de novembro, inclui debates sobre a descarbonização da energia, as infraestruturas para a mobilidade sustentável e o ensino e formação profissional de engenheiros.
Enquanto empresa de referência no mercado de material elétrico e de telecomunicações, a Quitérios será uma das empresas a marcar presença no evento, onde irá apresentar as mais recentes novidades, nomeadamente a gama de produtos COMPACTIV – composta por Quadros de Coluna classe II de isolamento, de design compacto – e as novas soluções EV Quitérios, que incluem carregadores para veículos elétricos, pedestal Nature feito com material 100% reciclado e totalmente reciclável, e quadros de proteção.
O programa completo da Eletrica encontra-se disponível no site oficial. O evento irá acontecer em simultâneo com a Concreta, com o intuito de promover o networking entre profissionais e empresas, bem como apresentar soluções de sustentabilidade nos setor da energia e construção.